TEXTOS

Textos curtos sob a forma de dicas publicados no site Mulher Virtual do SBT online (SOL)

FAÇA SHAMPOO EM CASA
Em casa dá para se fazer ótimos shampoos, com pouco trabalho e um resultado muito bom. Serve também para quem está atrás de um pouco de economia. O Shampoo para cabelos secos é feito com 1/2 litro de água, 1 copo de leite e 1/2 copo de sabão de coco. Coloque tudo em uma panela resistente e leve ao fogo para ferver. Deve-se ficar no fogo até o sabão derreter. Espere esfriar. Outro shampoo muito bom é para cabelos oleosos; junte 1 litro de água, 1 sabonete de glicerina e suco de 2 limões. Ferva a água com o sabonete e depois de frio acrescente o suco de limão.

CUIDADOS COM A CARNE
Esta dica é para voce que gosta de comer kibe crú ou outro tipo de carne crua ou mal cozida:
Antes de comprar qualquer carne,verifique se ela apresenta aquele carimbo roxo  do SIF (Serviço de Inspeção Federal) decalcado na peça ou se, na embalagem, aparece impresso um círculo com esse número de identificação do frigorífico. Não compre carne (de vaca ou de porco) sem essa identificação.
As carnes que não passaram pelo serviço de inspeção sanitária (feito exclusivamente por veterinários), podem trazer doenças sérias para o Homem. A cisticercose é a principal doença do gado em São Paulo e você pode adquirí-la comendo carne crua ou mal cozida que não passou pela inspeção. É uma doença séria que pode provocar lesões nos pulmões, cérebro, coração e fígado das pessoas.
Proteja-se!

CUIDE BEM DA SUA PELE
O sol pode dar espinhas na pele, deixando-a mais oleosa. Uma boa maneira de cuidar da sua pele é fazendo máscaras caseiras. Misture duas colheres de sopa de mel a 1 colher de aveia. Passe na pele fazendo leves movimentos de fricção,a máscara vai servir também como uma leve esfoliação. Não esfregue a mistura na pele, deixe por uns 10 minutos e lave a pele com água fria. Você pode fazer essa máscara uma vez por semana, evite se estiver com queimaduras de sol ou se surgir algum tipo de alergia.

CALORIAS EM BAIXA
A partir desta semana estaremos colocando uma nova tabela de calorias, mas nesta nós colocaremos quantas calorias nós gastamos em várias atividades. Se até dormindo nós gastamos calorias, imagine quantas não perdemos em um dia agitado de atividade física. Portanto, vamos mexa-se, nós daremos bons motivos para isso. A tabela de calorias mostra quanto você gasta por aproximadamente 10 minutos nas atividades.

NOVA TABELA DE CALORIAS PARA EXERCÍCIOS NO VERÃO
Pescar - 40 cal
Pintar - 22 cal
Mergulhar - 38 cal
Meditar - 8 cal
   
NOITE BEM DORMIDA
Acordar pela manhã e ter uma expressão descansada é raro. Geralmente todos acordamos com o rosto inchado e amassado. Isto ocorre pelos nossos mau hábitos antes de dormir. Veja aqui alguns dos piores inimigos do bom sono e de um acordar radiante. Após ler isto tente mudar alguns de seus hábitos, para ter um rosto de princesa pela manhã.
- Claridade : O quarto deve ser um lugar de descanso sem contratempos e problemas. A claridade passa por nossas pálpebras mesmo fechadas e alerta a retina, deixando o sono agitado.
- Tranquilidade : Não devemos levar problemas para o quarto, nem tensões ou discussões, o ambiente para o sono deve ser tranquilo.
- Alimentos pesados antes de dormir : O aparelho digestivo precisa acelerar seu funcionamento para digerir os alimento ao invés de estar desacelerando, o que é o certo.
- Refrigerantes, café e chá preto : são excitantes, péssimos para o sono.


RECEITAS EM DICAS

ROSQUINHAS
Ótimas para tomar com o chá da tarde!!!
   
2 ovos
7 colheres de sopa de açúcar
1/2 colher de sopa de margarina
1 xícara de café de leite
1 colher de sopa de fermento em pó
1/2 quilo de farinha 

Você deve colocar a farinha até dar o ponto, a massa deve estar soltando das mãos.
Abrir a massa com um rolo. Com a ajuda de um copo ou forminhas específicas, cortar em círculos e com um copo menor ou forminha menor, cortar o centro.
Fritar em óleo quente.
Bom Apetite!!!
   
BISCOITINHOS DE NATAL
Bom para divertir as crianças e são uma delícia!!!
   
2 copos de farinha de trigo integral
1 gema
1 pitada de sal
3 colheres de chá de raspas de limão
70 gramas de açúcar mascavo
1/2 copo de água 
3 colheres de sopa de óleo

Misture a farinha e o óleo com um garfo e reserve. Em uma panela dissolva o açúcar em três colheres de água, coe e reserve. Misture o açúcar dissolvido, que estava reservado com mais 1/2 copo de água, as raspas de limão, o sal e a gema. Junte a farinha reservada, faça uma massa lisa e deixe na geladeira de 1 hora a 2 horas. Abra a massa com o rolo, com forminhas de vários formatos recorte os biscoitos. Asse em forno médio por 20 minutos, ou até dourarem. Você pode confeitar os biscoitos com açúcar de confeiteiro, misturado com água, geléia, gelatina ou outra decoração de sua preferência.
Bom Apetite!!!
   
SUFLÊ DE ESPINAFRE
Tem baixas calorias e é muito saboroso!!!
   
3 xícaras de espinafre batidinho
1 xícara de chá de leite
2 ovos ( as claras em neve )
1 colher de sobremesa de maizena
1 colher de sopa de margarina
queijo ralado e sal a gosto

Misture todos os ingredientes, menos o espinafre e as claras em neve. Leve ao fogo até obter um creme. Retirar do fogo e juntar o espinafre batido. Por último acrescente delicadamente as claras em neve.
Leve ao forno em pirex alto, untado e enfarinhado. Sirva quente.
   
Se você tiver alguma receita deliciosa, envie para esta coluna com seu nome, que iremos colocar no ar.